Internautas e seus Navegadores Preferidos
Prof. Dr. Plínio Vilela
O primeiro navegador Web foi escrito por Tim Berners-Lee em 1990, foi chamado originalmente de WorldWideWeb e depois renomeado Nexus. Foi escrito em um computador NeXT, desenvolvido pela NeXT Computer, empresa fundada por Steve Jobs em 1985 depois de ser demitido da Apple.
Ao logo dos últimos vinte e poucos anos foram criados dezenas de navegadores e mais algumas dezenas de versões diferentes desses navegadores. O interessante é notar que cada perfil de usuário tende a usar um tipo de navegador diferente. Existem vários tipos de internautas, desde os mais tímidos, que usam a Internet apenas esporadicamente, até os mais atirados que estão online 24h por dia. Tente se encaixar em um dos tipos listados a seguir.
Tipo 01 - Internet? Já ouvi falar...
Se você é esse tipo de internauta você provavelmente usa os aplicativos que vieram instalados no computador e pediu para alguém te ensinar a abrir o jogo Paciência. Quando criou coragem para saber o que era essa tal de Internet, pediu para um sobrinho “instalar” a Internet no seu computador. O sobrinho foi lá e instalou um discador gratuito qualquer e te disse que para “entrar” na Internet você deveria clicar duas vezes em uma figurinha com um “E” bem grande. Você clicou e descobriu que a Internet é totalmente dominada pela Microsoft. Não tem navegado desde então...
Tipo 02 - Firefox? Não, sou contra violência com os animais...
Se você já sabe o que fazer quando abre o navegador, mas continua usando aquela versão que veio instalada no seu computador (IE 5.0 provavelmente) você é um internauta desta categoria. Basicamente não tem tempo para se preocupar com qual versão do navegador você está utilizando, e se algum site não funciona direito você simplesmente deixa de acessá-lo. A coisa mais avançada que fez foi atualizar a home padrão para algum site de notícias.
Tipo 03 - Sozinho na multidão.
Esse é o tipo que gosta de usar as coisas que ninguém usa. Usava o navegador WorldWideWeb, antes dele ser rebatizado de Nexus. Isso quando éramos apenas 4 milhões de internautas (hoje somos mais de 2 bilhões). Usou o OmniWeb, o Arachne o Cyberdog, o Opera, o Konqueror e o Epiphany. Basicamente se o seu navegador for usado por mais de 2% dos usuários mundiais você começa a se preparar para mudar. Hoje está pensando seriamente em migrar para o Internet Explorer...
Tipo 04 - Mauricinho / Patricinha
Chrome é legal mas prefiro o Safari, já vem com o meu Mac. Você pode ser um usuário avançado ou iniciante, não importa. Para estar nesta categoria tem que ter dinheiro para torrar em um equipamento da Apple e não entrar no cheque especial por conta disso. Você sente inveja dos amigos que conseguem acessar sites em flash, mas evita de comentar sobre o assunto para não perder a pose.
Tipo 05 - PNG no IE não fica bom!
Você é o típico desenvolvedor Web. Tem praticamente todos os navegadores instalados no seu computador, desde o Mosaic até o SeaMonkey 2.3. Precisa testar em todas as versões existentes a cada nova linha de código escrita. Torce para que os navegadores caiam em desuso e todos voltem a usar o Netscape.
Tipo 06 - Prefiro o lynx.
Se você já ouviu falar em lynx você é um forte candidato a ser esse tipo de internauta. Esse é o tipo que fica de madrugada no quarto escuro escrevendo scripts para rodar na Internet. Passa horas tentando quebrar senhas ou acessar servidores para subir em um ranking de hackers. Para acessar seu email do Gmail configurou um sistema de senhas e confirmações por SMS com chave primária e secundária. Sabe tudo de tecnologia, computadores e Internet, mas não consegue se lembrar do nome do seu vizinho.
Se você conhece mais de 5 outros navegadores que não estão listados aqui preciso pensar em um novo tipo para classificar você!
3 comentários:
Saudades de você professor !
Gostei do seu post !
Valeu Welington, obrigado!
Hahahahhaaha!!! ADOREI!!!
MUITO BOM!
Postar um comentário