Entrevista do Prof. Plínio Vilela para o Jornal Acontece Unimep Universitário
Jornal Acontece:
Na sua opinião, as novas ferramentas da tecnologia e a disseminação de redes sociais da internet colaboram ou incentivam, de alguma forma, para o plágio na elaboração de trabalhos acadêmicos?
Prof. Plínio Vilela:
Na minha opinião as novas ferramentas de tecnologia e as redes sociais não colaboram para a prática do plágio. O que tem colaborado para o plágio é a falta de preparo da maioria dos professores em aceitar essa nova realidade e usar a força da tecnologia e das redes sociais na Internet em favor da educação. O que tem colaborado para o plágio é a desvalorização da carreira docente que faz muitos professores terem vergonha da profissão que escolheram.
As redes sociais na Internet são um recurso fantástico de comunicação. Elas devem evoluir e continuar a serem utilizadas cada vez mais pelos jovens de hoje, adultos de amanhã.
O plágio é consequencia de uma educação medíocre, onde o faz de conta impera. Faz-se de conta que estamos ensinando, faz se de conta que estamos aprendendo. Faz-se de conta que escrevem-se artigos científicos, falsificam-se resultados, copiam-se ideias. Os culpados somos nós mesmos e não a tecnologia.
Ou você acha que quando não tínhamos computadores não havia plágio?
Nenhum comentário:
Postar um comentário