Projeto de Pesquisa PIPE/Fapesp
Título: Planejamento de Circulação de Trens com base em Meta-Planejamento
Oportunidade para bolsista em desenvolvimento de software / algoritmos nível TT-4 (valor da bolsa R$ 2.488,20 - tabela da Fapesp).
Perfil: o candidato deve ter graduação na área de tecnologia da informação (ciência da computação, engenharia de computação ou sistemas de informação) com pelo menos 2 anos de experiência após o término da graduação ou título de mestrado. Experiência com desenvolvimento de software em linguagem Java e sólidos conhecimentos em lógica de programação e estrutura de dados.
Resumo do projeto: o projeto de pesquisa visa permitir uma redução dos custos operacionais do transporte ferroviário atuando diretamente nos seus ativos de maior relevância na composição desses custos -- os trens e a malha ferroviária. Para permitir o uso concorrente da malha por um conjunto de trens é necessário parar trens para dar passagem para outros. Essa ação gera tempo de trem parado e redução na vazão o que reflete em aumento de custos para a ferrovia. Um sistema de apoio à tomada de decisão utilizado nesse ambiente permite planejar o deslocamento dos trens, indicando quais devem parar, em quais segmentos da linha e por quanto tempo, de forma a permitir que todos os trens cheguem aos seus destinos sem a possibilidade de travamentos. O objetivo principal do projeto é construir mecanismos que atuem de forma mais abrangente sobre o planejamento de trens, permitindo o uso de várias alternativas de algoritmos para aumentar a qualidade do planejamento gerado.
O bolsista selecionado irá integrar uma equipe de oito profissionais em um ambiente que permite grande crescimento profissional.
Duração da bolsa: A bolsa tem duração inicial de 9 meses para a Fase 1 do projeto. Em sendo aprovada a Fase 2 do projeto teremos mais 24 meses de bolsa.
==
A CFlex é uma empresa de Campinas / SP com mais de 15 anos de trabalho focado em desenvolvimento de sistemas de tomada de decisão para o setor ferroviário. Nossos produtos estão nas principais ferrovias do Brasil e em países como Chile e Austrália.